Gestão educacional: interdições na participação e ação democrática Reportar como inadecuado




Gestão educacional: interdições na participação e ação democrática - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educação & Realidade 2010, 35 1

Autor: André Antunes Martins

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227076018


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Antunes Martins, André Gestão Educacional: interdições na participação e ação democrática Educação & Realidade, vol.
35, núm.
1, enero-abril, 2010, pp.
311-325 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317227076018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 35(1): 311-325 jan-abr 2010 Gestão Educacional: interdições na participação e ação democrática André Antunes Martins RESUMO - Gestão Educacional: Interdições na Participação e Ação Democrática.
Temos como objetivo específico para este trabalho, na medida em que ele deriva de nossa tese de doutorado1, discutir a gestão educacional a partir da perspectiva transversal.
Consideramos que os diferentes elementos jurídico-constitucionais não fundam a democracia, mas, sim, as múltiplas ações da multidão que atuam transversalmente nos diferentes tempos-espaços escolares.
Tendo essa compreensão, ressaltamos tanto uma conceituação diferenciada de gestão quanto a necessidade de situar o projeto políticopedagógico como dispositivo democrático transversal.
Em conclusão, apresentamos para discussão o entendimento de que as interdições na participação político-pedagógica, existentes na escola e no sistema educacional, não são suficientes para impedir as ações efetivamente democráticas nos processos de gestão. Palavras-chave: Democracia.
Transversalidade.
Multidão e Gestão. ABSTRACT - Educational Management:Interventions in Participation and Democratic Action.
In this paper, which emerged from our doctorate thesis, we aim at discussing the educati...





Documentos relacionados