Por que ir à escola? os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio Reportar como inadecuado




Por que ir à escola? os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Roseli Esquerdo Lopes ;Educação & Realidade 2016, 41 1

Autor: Beatriz Prado Pereira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317243259010


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Prado Pereira, Beatriz; Esquerdo Lopes, Roseli Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio Educação & Realidade, vol.
41, núm.
1, enero-marzo, 2016, pp.
193-216 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317243259010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio Beatriz Prado PereiraI Roseli Esquerdo LopesII I Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa-PB – Brasil Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP – Brasil II RESUMO – Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio.
O objetivo da pesquisa da qual decorre este texto foi analisar os sentidos que a escola tem para jovens no último ano do Ensino Médio regular, na tentativa de compreender as peculiaridades e os significados de sua permanência na Educação Básica.
Para tanto, em 2013, em São Carlos (SP), foi aplicado um questionário junto aos alunos de escolas públicas e particulares da cidade.
Posteriormente, com um grupo desses estudantes, foram realizados encontros denominados conversa coletiva, com vistas a produzir uma reflexão a partir dos resultados obtidos com os questionários.
Ao se posicionarem, os jovens compõem sentidos positivos e se motivam em relação à escola, não obstante, apontam deficiências nela presentes sem, com isso, desvalorizá-la. Palavras-chave: Escola.
Ensino Médio.
Juventudes.
Sentidos da Escola. ABSTRACT – Why go to School? The meanings assigned by Secondary Education students...





Documentos relacionados