Problematizando as transições juvenis na saída do ensino médio Reportar como inadecuado




Problematizando as transições juvenis na saída do ensino médio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Mirela Figueiredo Santos Iriart ; Milena Santos Rodrigues ;Educação & Realidade 2016, 41 1

Autor: Denise Helena Pereira Laranjeira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317243259006


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Pereira Laranjeira, Denise Helena; Figueiredo Santos Iriart, Mirela; Santos Rodrigues, Milena Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio Educação & Realidade, vol.
41, núm.
1, enero-marzo, 2016, pp.
117-133 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317243259006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio Denise Helena Pereira LaranjeiraI Mirela Figueiredo Santos IriartI Milena Santos RodriguesI I Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana-BA – Brasil RESUMO – Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio.
Este ensaio discute as transições juvenis em tempos incertos.
A crise de sentidos de algumas agências socializadoras, entre elas a escola, em seu potencial de garantir às gerações mais novas uma transição para a vida adulta, interpela educadores e gestores sobre a necessidade de reconhecerem a posição das novas gerações nas transformações sociais.
Traremos para o debate alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens do campo concluintes do ensino médio e algumas categorias analíticas que demarcam as áreas de estudos sobre juventude, como culturas juvenis e sociabilidades.
É significativo reconhecer que o papel da escola na inserção sociocultural e profissional do jovem está por acontecer. Palavras-chave: Transições Juvenis.
Culturas.
Sociabilidades.
Ensino Médio. ABSTRACT – Problematizing Youth Transitions at the Completion of Secondary Education.
This essay discuss...





Documentos relacionados