Ensino médio integrado e juventudes: desafios e projetos de futuro Reportar como inadecuado




Ensino médio integrado e juventudes: desafios e projetos de futuro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos ;Educação & Realidade 2016, 41 1

Autor: Celecina Veras Sales

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317243259004


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Veras Sales, Celecina; de Deus Moreira Vasconcelos, Maria Aurilene Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro Educação & Realidade, vol.
41, núm.
1, enero-marzo, 2016, pp.
69-90 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317243259004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro Celecina Veras SalesI Maria Aurilene de Deus Moreira VasconcelosII II I Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE – Brasil Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Fortaleza-CE – Brasil RESUMO – Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro.
Os encontros entre o Ensino Médio Integrado e projetos de futuro dos jovens egressos da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola apresentam desafios para a educação escolar.
Enquanto a escola estudada tem como proposta pedagógica a integração curricular expressa na concepção de formação humana, capaz de formar jovens cidadãos autônomos, a cidade oferece percursos sinuosos e caminhos incertos.
Percebemos através de entrevistas narrativas que o currículo inovador da escola tem uma repercussão afirmativa na trajetória desses jovens.
O ingresso e a permanência dos jovens no ensino médio transitam entre os desejos de ingressar no ensino superior, entrar no mercado de trabalho e às vezes se perder pelas vicissitudes de suas vidas. Palavras-chave: Jovens.
Projeto de Futuro.
Escola.
Ensino Médio. ABSTRACT – Integrated Secondary Education and Youth: challenges and project...





Documentos relacionados