As atividades lúdicas em unidade de hemodiálise Reportar como inadecuado




As atividades lúdicas em unidade de hemodiálise - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Eda Schwartz ;Acta Scientiarum. Health Sciences 2005, 27 1

Autor: Maria de Lourdes Silveira Brasil

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307223942002


Introducción



Acta Scientiarum.
Health Sciences ISSN: 1679-9291 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Silveira Brasil, Maria de Lourdes; Schwartz, Eda As atividades lúdicas em unidade de hemodiálise Acta Scientiarum.
Health Sciences, vol.
27, núm.
1, 2005, pp.
103-112 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307223942002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto As atividades lúdicas em unidade de hemodiálise Maria de Lourdes Silveira Brasil1 e Eda Schwartz2* 1 Serviços de Enfermagem da Clínica de Doenças Renais, Nephron.
2Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas, Avenida Fernando Osório, 5189b, 96065000, Três Vendas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
*Autor para correspondência.
e-mail: eschwartz@terra.com.br RESUMO.
Este trabalho objetivou conhecer a influência de atividades lúdicas no tratamento de pacientes com Insuficiência Renal Crônica Terminal, durante a hemodiálise. Foi utilizada uma abordagem qualitativa a partir de entrevistas semi-estruturadas.
O estudo foi realizado com 16 pacientes de uma clínica de hemodiálise.
Foi percebida uma categoria definida como a capacidade de as pessoas entenderem, de maneira positiva ou negativa, suas experiências.
As subcategorias são: percepção positiva, considerada como todo sentimento desvelado pelo paciente por meio das atividades lúdicas como bem-estar; percepção negativa é todo sentimento de indiferença por tais atividades.
Os resultados revelaram que as atividades lúdicas influenciam positivamente a vida da maioria dos pacientes, proporcionando bem-estar.
Mesmo os que se mostraram indiferentes, admitiram ter gostado da experiência.
Acreditamos...





Documentos relacionados