A controladoria na hierarquia organizacional: um estudo nas maiores empresas do estado de santa catarina Reportar como inadecuado




A controladoria na hierarquia organizacional: um estudo nas maiores empresas do estado de santa catarina - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rogério João Lunkes ; Alessandra de Oliveira Machado ;Enfoque: Reflexão Contábil 2012, 31 2

Autor: Eduardo Coelho

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307124727004


Introducción



Enfoque: Reflexão Contábil ISSN: 1517-9087 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Coelho, Eduardo; Lunkes, Rogério João; de Oliveira Machado, Alessandra A controladoria na hierarquia organizacional: um estudo nas maiores empresas do estado de Santa Catarina Enfoque: Reflexão Contábil, vol.
31, núm.
2, mayo-agosto, 2012, pp.
33-46 Universidade Estadual de Maringá Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307124727004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 33 A controladoria na hierarquia organizacional: um estudo nas maiores empresas do estado de Santa Catarina1 doi: 10.4025-enfoque.v31i2.15490 Eduardo Coelho Rogério João Lunkes Mestrando em Contabilidade-Controladoria pela Universidade Federal de Santa Catarina eduardocoelho@univali.br Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina lunkes@cse.ufsc.br Alessandra de Oliveira Machado Mestranda em Contabilidade-Controladoria pela Universidade Federal de Santa Catarina melizams@gmail.com Recebido em: 12.12.2011 Aceito em: 23.05.2012 2ª versão aceita em: 24.05.2012 RESUMO A definição da posição e nível de autoridade são pontos fundamentais em qualquer estudo de controladoria. A literatura tem apresentado diferentes concepções sobre qual a forma a ser adotada pela organização, se de staff ou linha.
Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar o nível de autoridade da controladoria nas 100 maiores empresas do Estado de Santa Catarina.
O delineamento metodológico adotado para desenvolver a pesquisa foi o descritivo, de caráter quali e quantitativo, conduzido através do instrumento de levantamento (survey) e amostragem por acessibilidade.
Os resu...





Documentos relacionados