Papel do responsável pelos cuidados à saúde do paciente no domicílio - um estudo de caso Reportar como inadecuado




Papel do responsável pelos cuidados à saúde do paciente no domicílio - um estudo de caso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rosimary Terezinha Almeida ;Acta Paulista de Enfermagem 2005, 18 1

Autor: Monica Raggi Rodrigues

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023797003


Introducción



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Raggi Rodrigues, Monica; Almeida, Rosimary Terezinha Papel do responsável pelos cuidados à saúde do paciente no domicílio - um estudo de caso Acta Paulista de Enfermagem, vol.
18, núm.
1, marzo, 2005, pp.
20-24 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023797003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rodrigues MR, Almeida RT. Papel do responsável pelos cuidados à saúde do paciente no domicílio - um estudo de caso Monica Raggi Rodrigues1 Rosimary Terezinha Almeida2 Rodrigues MR, Almeida RT.
Papel do responsável pelos cuidados à saúde do paciente no domicílio - um estudo de caso.
Acta Paul Enferm 2005; 18(1):20-4. RESUMO: O trabalho objetivou identificar as dificuldades apresentadas pelos responsáveis pelos cuidados (RC) ao paciente em assistência domiciliar, para estabelecer recomendações visando a melhoria na assistência prestada.
Foram coletados dados de 103 pacientes e 181 RCs no período de setembro de 1999 a Janeiro de 2000, sendo desenvolvido um instrumento de coleta de dados específico para o estudo.
Foi encontrada associação significativa (p 0,0001) entre a qualidade de atenção e a receptividade do RC à orientação e treinamento.
A qualidade da assistência a esse grupo pode ser melhorada se for dada uma atenção diferenciada ao paciente, por meio de tecnologia de auto-ajuda e acesso à informação adequada ao RC. Descritores: Cuidadores; Cuidados domiciliares de saúde; Assistência Domiciliar; Qualidade • Artigo recebido em 25-06-04 e aprovado em 10-12-04 INTRODUÇÃO A assistência domiciliária à saúde visa a promoç...





Documentos relacionados