Efeito de intervenções educativas no conhecimento dos profissionais de enfemagem sobre prevenção de úlceras pressão Reportar como inadecuado




Efeito de intervenções educativas no conhecimento dos profissionais de enfemagem sobre prevenção de úlceras pressão - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Helena Larcher Caliri ; Vanderlei José Haas ;Acta Paulista de Enfermagem 2008, 21 2

Autor: Luciana Magnani Fernandes

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023824012


Introducción



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Magnani Fernandes, Luciana; Larcher Caliri, Maria Helena; Haas, Vanderlei José Efeito de intervenções educativas no conhecimento dos profissionais de enfemagem sobre prevenção de úlceras pressão Acta Paulista de Enfermagem, vol.
21, núm.
2, 2008, pp.
305-311 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023824012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Efeito de intervenções educativas no conhecimento dos profissionais de enfemagem sobre prevenção de úlceras pressão* The effect of educative interventions on the pressure ulcer prevention knowledge of nursing professionals Efectos de intervenciones educativas en el conocimiento de profesionales de enfermería sobre prevención de úlceras por decúbito Luciana Magnani Fernandes1, Maria Helena Larcher Caliri2, Vanderlei José Haas3 RESUMO Objetivo: Avaliar o efeito de intervenções educativas, no nível de conhecimento dos membros da equipe de enfermagem sobre a prevenção de úlceras por pressão em um Centro de Terapia Intensiva.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo comparativo.
Os dados foram coletados antes e após a intervenção educativa, utilizando teste de conhecimento com afirmações verdadeiras ou falsas sobre medidas de prevenção e descrição da úlcera.
Resultados: Sete enfermeiros participaram somente da fase pré-intervenção e obtiveram 86,4% de acertos no total de questões.
Os auxiliares e técnicos de enfermagem na fase pré-intervenção (n=25) obtiveram 74,3% de acertos e na fase pósintervenção (n=36) apresentaram melhora com 81,2% de acertos.
Conclusã...





Documentos relacionados