O ser profissional de enfermagem em unidade de terapia intensiva Reportar como inadecuado




O ser profissional de enfermagem em unidade de terapia intensiva - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Vitória Helena Cunha Espósito ; Gilberto Tadeu Reis da Silva ;Acta Paulista de Enfermagem 2008, 21 2

Autor: Geraldo Magela Salomé

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023824010


Introducción



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Salomé, Geraldo Magela; Cunha Espósito, Vitória Helena; Reis da Silva, Gilberto Tadeu O ser profissional de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Acta Paulista de Enfermagem, vol.
21, núm.
2, 2008, pp.
294-299 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023824010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original O ser profissional de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva * The nursing professional in an Intensive Therapy Unit El ser profesional de enfermería en una Unidad de Cuidados Intensivos Geraldo Magela Salomé1, Vitória Helena Cunha Espósito2, Gilberto Tadeu Reis da Silva3 RESUMO Objetivo: Compreender o significado de ser um profissional de enfermagem atuando em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a partir do cuidado prestado.
Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação fenomenológica tendo como questão orientadora: “O que significa, para você, ser um profissional de enfermagem trabalhando na UTI?”.
Resultados: As reflexões desvelaram que a falta de materiais e de profissionais valorizados de enfermagem faz com que se sintam menosprezados e insatisfeitos.
Esse ambiente estressante leva à deficiência na qualidade da assistência.
O funcionário, ao se distanciar de si mesmo, torna-se isolado do mundo, aliena-se.
Conclusão: Conclui-se que ser um profissional de enfermagem em UTI significa enfrentar o desafio de atuar em condições estressantes e sem reconhecimento, porém o trabalho mostra-se, muitas vezes, gratificante. Descritores: Unidades de terapia intensiva; Recursos humanos de enfermagem n...





Documentos relacionados