Cuidados aos idosos institucionalizados - opiniões do sujeito coletivo enfermeiro para 2026 Reportar como inadecuado




Cuidados aos idosos institucionalizados - opiniões do sujeito coletivo enfermeiro para 2026 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Silvana Sidney Costa Santos ;Acta Paulista de Enfermagem 2010, 23 6

Autor: Bárbara Tarouco da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023868010


Introducción



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Tarouco da Silva, Bárbara; Costa Santos, Silvana Sidney Cuidados aos idosos institucionalizados - opiniões do sujeito coletivo enfermeiro para 2026 Acta Paulista de Enfermagem, vol.
23, núm.
6, 2010, pp.
775-781 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023868010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Cuidados aos idosos institucionalizados - opiniões do sujeito coletivo enfermeiro para 2026* Caring for the institutionalized elderly – opinions of a collective subject (consider as being the nurses) for 2026 Cuidados a los ancianos institucionalizados - opiniones del sujeto colectivo (considerado como los enfermeros) para 2026 Bárbara Tarouco da Silva1, Silvana Sidney Costa Santos2 RESUMO Objetivo: Identifica a percepção de enfermeiros a respeito do cuidado de enfermagem direcionados às pessoas idosas residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos.
Métodos: Estudo prospectivo com elaboração de cenários futuros, com seis enfermeiros, nas quais se aplicou questionário.
Na análise dos dados, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (ILPI).
Resultados: Do Discurso do Sujeito Coletivo, originaram-se as categorias: papel da Instituição de Longa Permanência para Idosos na vida dos idosos e familiares; desafios para o Brasil, a respeito do cuidado de enfermagem aos idosos residentes em ILPI; cuidados de enfermagem necessários para os idosos institucionalizados; realização de cuidados de enfermagem para os idosos residentes em ILPI; preparo do enfermeiro brasileiro para enfrentar adequadamente o cuidado de enfermagem...





Documentos relacionados