Mapeamento dos diagnósticos de enfermagem em uma unidade de pneumologia Reportar como inadecuado




Mapeamento dos diagnósticos de enfermagem em uma unidade de pneumologia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Selma Montosa Fonseca ; Eliton Paulo Leite Lourenço ; André Luiz Leite ; Ana Rita de Cássia Bettencourt ;Acta Paulista de Enfermagem 2011, 24 2

Autor: Rochele Dias Aquino

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023871006


Introducción



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Dias Aquino, Rochele; Montosa Fonseca, Selma; Leite Lourenço, Eliton Paulo; Luiz Leite, André; de Cássia Bettencourt, Ana Rita Mapeamento dos diagnósticos de enfermagem em uma unidade de pneumologia Acta Paulista de Enfermagem, vol.
24, núm.
2, 2011, pp.
192-198 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023871006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Mapeamento dos diagnósticos de enfermagem em uma unidade de pneumologia* Mapping nursing diagnoses in a pulmonology unit Cuadro explicativo de los diagnósticos de enfermería en una unidad de neumología Rochele Dias Aquino1, Selma Montosa Fonseca2, Eliton Paulo Leite Lourenço3, André Luiz Leite4, Ana Rita de Cássia Bettencourt5 RESUMO Objetivos: Identificar os diagnósticos de enfermagem mais frequentes, segundo a taxonomia II da NANDA - I; as características definidoras, fatores relacionados e de risco que deram suporte para elaboração dos mesmos, em pacientes com distúrbios respiratórios.
Métodos: Estudo transversal, realizado em um hospital universitário da cidade de São Paulo.
Os diagnósticos de enfermagem foram elaborados pela pesquisadora e submetido à validação consensual de três especialistas.
Os resultados foram descritos baseados na frequência absoluta e percentual. Resultados: Trinta e quatro pacientes foram avaliados e 35 diagnósticos de enfermagem apresentaram concordância entre a pesquisadora e os especialistas.
Conclusão: Estudos epidemiológicos que informam sobre a frequência dos diagnósticos de enfermagem em uma população contribuem para organizar ...





Documentos relacionados