Sistematização da assistência de enfermagem em cuidados paliativos na oncologia: visão dos enfermeiros Reportar como inadecuado




Sistematização da assistência de enfermagem em cuidados paliativos na oncologia: visão dos enfermeiros - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marléa Chagas Moreira ;Acta Paulista de Enfermagem 2011, 24 2

Autor: Marcelle Miranda da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023871003


Introducción



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Miranda da Silva, Marcelle; Chagas Moreira, Marléa Sistematização da assistência de enfermagem em cuidados paliativos na oncologia: visão dos enfermeiros Acta Paulista de Enfermagem, vol.
24, núm.
2, 2011, pp.
172-178 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023871003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Sistematização da assistência de enfermagem em cuidados paliativos na oncologia: visão dos enfermeiros* Standardization of nursing care in a palliative care oncology setting: perceptions of nurses Sistematización de la asistencia de enfermería en cuidados paliativos en oncología: visión de los enfermeros Marcelle Miranda da Silva1, Marléa Chagas Moreira2 RESUMO Objetivos: Descrever a visão dos enfermeiros a respeito da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) a clientes com câncer avançado em cuidados paliativos; analisar os fatores intervenientes na implantação da SAE na visão dos enfermeiros e discutir possíveis estratégias propostas pelos enfermeiros que favoreçam sua implantação nesse cenário.
Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva.
Participaram oito enfermeiras do Hospital do Câncer IV, unidade do Instituto Nacional do Câncer especializada na área, localizada no Município do Rio de Janeiro, Brasil.
Foram usadas a técnica do grupo focal e a análise de conteúdo.
Resultados: Os discursos dos sujeitos indicaram que a unidade encontrava-se na fase de planejamento de implantação da SAE, bem como o reconhecimento dos desafios do processo relacionados com sua complexidade e o contexto de atuaç...





Documentos relacionados