Ciência da enfermagem Reportar como inadecuado




Ciência da enfermagem - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Acta Paulista de Enfermagem 2012, 25 4

Autor: Maria Júlia Paes da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023889001


Introducción



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Paes da Silva, Maria Júlia Ciência da Enfermagem Acta Paulista de Enfermagem, vol.
25, núm.
4, 2012, pp.
i-ii Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023889001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL Ciência da Enfermagem Ainda nos preocupamos com a falta de compreensão que muitos têm quanto à Enfermagem: é ciência ou arte? Mas, a reflexão sobre a complexidade começa a aparecer não como “inimiga” a ser eliminada, porémcomo desafio a ser enfatizado. O foco da Enfermagem é o cuidado humano, todas as suas teorias enfatizam a multidimensionalidade do ser humano e aceitam que trabalhemos com informações genéticas (hereditariedade), informações sociológicas (culturais) e acontecimentos e aleatoriedades pontuais.
Conjunção, essa, por si mesma potencialmente geradora de conflitos. Aceitar a complexidade d de nosso “objeto de ação” não explica tudo, entretantonos desperta e leva a explorar tudo.
Qual o melhor jeito de administrar “tal” medicamento em pessoas que estão com “essas” características de pele ou vasos? Qual o melhor jeito de fazer “tal” curativo, em “x” local do corpo, em pessoas que têm “tais” condições sociais? Qual o melhor jeito de confortar “aquela” pessoa que precisa ficar 24 horas no leito ou que acabou de perder um filho? Qual o melhor jeito de aplacar o desejo de alguém que quer comer “uma bolacha molhadinha no leite”, mas não pode deglutir? Qual o melhor jeito de auxiliar uma mãe a amamentar? Qual o melhor jeito de auxiliar uma família a despedir-se de um ente querido q...





Documentos relacionados