Liderança em enfermagem: desafios e possibilidades Reportar como inadecuado




Liderança em enfermagem: desafios e possibilidades - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Acta Paulista de Enfermagem 2017, 30 1

Autor: Alexandre Pazetto Balsanelli

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307050739001


Introducción



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Universidade Federal de São Paulo Brasil Pazetto Balsanelli, Alexandre Liderança em enfermagem: Desafios e possibilidades Acta Paulista de Enfermagem, vol.
30, núm.
1, enero-febrero, 2017, pp.
III-IV Universidade Federal de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307050739001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Liderança em enfermagem: Desafios e possibilidades O mercado de trabalho tem exigido dos enfermeiros um comportamento de líder, que cause impacto nos resultados assistenciais.
Esta afirmação tem permitido avançar no conhecimento deste tema, e descobrir quais são seus desafios e possibilidades no contexto do século XXI. Alguns destes são citados nos parágrafos seguintes.
Porém, há outros que não foram contemplados, os quais podem ser discutidos e analisados para integrar este constructo. Entender que a liderança é uma competência e não um cargo é fundamental.
A partir desta perspectiva, é possível propor estratégias para maximizar o seu desenvolvimento contínuo tanto nas instituições educacionais quanto nas empregadoras.
Porém, para que este processo seja eficaz, é necessário que os gestores adotem um modelo(1) que seja compatível com esta prática. Os estudos sobre Liderança Autêntica(2) e Liderança Transformacional(3) oferecem uma possibilidade de escolha.
Eles dispõem de instrumentos de medida, que podem otimizar o mapeamento dos estilos de liderança dos enfermeiros e adotar planos de desenvolvimento individual, com metas a serem atingidas, estimulando assim o desenvolvimento desta competência.
Sair do aspecto utópico e construir uma proposta de intervençã...





Documentos relacionados