Fluxo de capital estrangeiro e desempenho do ibovespa Reportar como inadecuado




Fluxo de capital estrangeiro e desempenho do ibovespa - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Brasileira de Finanças 2006, 4 1

Autor: Roberto Meurer

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305824716004


Introducción



Revista Brasileira de Finanças ISSN: 1679-0731 rbfin@fgv.br Sociedade Brasileira de Finanças Brasil Meurer, Roberto Fluxo de Capital Estrangeiro e Desempenho do Ibovespa Revista Brasileira de Finanças, vol.
4, núm.
1, 2006, pp.
345-361 Sociedade Brasileira de Finanças Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305824716004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Fluxo de Capital Estrangeiro e Desempenho do Ibovespa Roberto Meurer* Resumo Neste artigo é discutida e testada empiricamente a influência do fluxo de recursos de investidores estrangeiros sobre o ı́ndice Bovespa da Bolsa de Valores de São Paulo no perı́odo de janeiro de 1995 a julho de 2005.
No teste são consideradas outras variáveis que podem ser importantes para a explicação, incluindo um ı́ndice da bolsa de valores dos Estados Unidos, taxas de juros internas e externas, liquidez do mercado, taxa de câmbio e risco paı́s.
A influência estrangeira é medida pela diferença entre as compras e vendas de estrangeiros no mercado a vista ou pela sua participação na capitalização do mercado brasileiro.
O efeito da entrada de recursos não foi detectado diretamente, mas através de aumentos da liquidez, o que é compatı́vel com a hipótese de que os investidores estrangeiros representam um aumento da base de acionistas das empresas domésticas.
A entrada de recursos, por outro lado, antecipa o comportamento do ı́ndice.
Risco paı́s, taxa de câmbio e liquidez do mercado foram importantes para explicar variações do Ibovespa. Palavras-chave: investimento estrangeiro em carteira; Brasil; Ibovespa; variáveis macroeconômicas. Códigos JEL: F3; G1; E4. Abstract In this paper it is...





Documentos relacionados