Atributos corporativos, qualidade da governanc¸a corporativa e valor das companhias abertas no brasil Reportar como inadecuado




Atributos corporativos, qualidade da governanc¸a corporativa e valor das companhias abertas no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lucas Ayres B. de C. Barros ; Rubens Famá ;Revista Brasileira de Finanças 2006, 4 1

Autor: Alexandre Di Miceli da Silveira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305824716001


Introducción



Revista Brasileira de Finanças ISSN: 1679-0731 rbfin@fgv.br Sociedade Brasileira de Finanças Brasil Di Miceli da Silveira, Alexandre; B.
de C.
Barros, Lucas Ayres; Famá, Rubens Atributos Corporativos, Qualidade da Governanc¸a Corporativa e Valor das Companhias Abertas no Brasil Revista Brasileira de Finanças, vol.
4, núm.
1, 2006, pp.
1-30 Sociedade Brasileira de Finanças Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305824716001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Atributos Corporativos, Qualidade da Governança Corporativa e Valor das Companhias Abertas no Brasil Alexandre Di Miceli da Silveira* Lucas Ayres B.
de C.
Barros** Rubens Famá*** Resumo Este artigo investiga a influência da qualidade da governança corporativa sobre o valor de mercado de 154 companhias abertas brasileiras em 2002.
Como forma de avaliar a qualidade da governança das empresas, utilizou-se um ı́ndice amplo de práticas de governança.
A investigação empı́rica foi conduzida por meio de diferentes abordagens econométricas, em ordem crescente de complexidade, incluindo regressões múltiplas por mı́nimos quadrados ordinário, variáveis instrumentais e sistemas de equações simultâneas.
Os resultados obtidos em todas as abordagens mostram uma influência positiva e significante da qualidade da governança corporativa sobre o valor de mercado das empresas.
O estudo obtém evidências de endogeneidade da variável de governança corporativa, para a qual são propostos diferentes instrumentos.
Por fim, os resultados obtidos com os sistemas de equações simultâneas sugerem uma relação de causalidade de mão-dupla entre a qualidade da governança corporativa e o...





Documentos relacionados