Board interlocking no brasil: a participação de conselheiros em múltiplas companhias e seu efeito sobre o valor das empresas Reportar como inadecuado




Board interlocking no brasil: a participação de conselheiros em múltiplas companhias e seu efeito sobre o valor das empresas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alexandre Di Miceli da Silveira ;Revista Brasileira de Finanças 2007, 5 2

Autor: Rafael Liza Santos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305824758002


Introducción



Revista Brasileira de Finanças ISSN: 1679-0731 rbfin@fgv.br Sociedade Brasileira de Finanças Brasil Santos, Rafael Liza; Di Miceli da Silveira, Alexandre Board Interlocking no Brasil: A Participação de Conselheiros em Múltiplas Companhias e seu Efeito sobre o Valor das Empresas Revista Brasileira de Finanças, vol.
5, núm.
2, 2007, pp.
125-163 Sociedade Brasileira de Finanças Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305824758002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Board Interlocking no Brasil: A Participação de Conselheiros em Múltiplas Companhias e seu Efeito sobre o Valor das Empresas Rafael Liza Santos* Alexandre Di Miceli da Silveira** Resumo Este artigo investiga a participação simultânea em diferentes companhias dos conselheiros de administração das 320 empresas com liquidez na Bolsa de Valores de São Paulo nos anos de 2003 e 2005.
Foram identificadas as companhias que se mostravam interligadas por meio de conselheiros em comum, quais caracterı́sticas corporativas favoreciam a ocorrência desta interligação e se esta prática apresentava conseqüências para o valor e desempenho das empresas.
Os resultados mostram que o board interlocking é uma prática freqüente no Brasil e que conselhos maiores, controle acionário disperso e maior porte da companhia são fatores associados à ocorrência do fenômeno.
Ademais, constatou-se que o valor da companhia é, em média, prejudicado por altos nı́veis de interlocking, principalmente nas empresas cuja metade ou mais dos conselheiros atua em três ou mais conselhos ou naquelas que possuem seu diretor-executivo atuando em outros conselhos.
O artigo fornece subsı́dios para a elaborac...





Documentos relacionados