O risco idiossincrático e relevante no mercado brasileiro? Reportar como inadecuado




O risco idiossincrático e relevante no mercado brasileiro? - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Jose Roberto Securato ;Revista Brasileira de Finanças 2007, 5 1

Autor: Fernando Caio Galdi

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305824757003


Introducción



Revista Brasileira de Finanças ISSN: 1679-0731 rbfin@fgv.br Sociedade Brasileira de Finanças Brasil Caio Galdi, Fernando; Securato, Jose Roberto O Risco Idiossincrático e Relevante no Mercado Brasileiro? Revista Brasileira de Finanças, vol.
5, núm.
1, 2007, pp.
41-58 Sociedade Brasileira de Finanças Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305824757003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O Risco Idiossincrático é Relevante no Mercado Brasileiro? Fernando Caio Galdi* José Roberto Securato** Resumo Este artigo analisa o relacionamento entre o risco idiossincrático e o retorno de uma carteira diversificada de ativos no mercado de capitais brasileiro.
Na mesma linha de Goyal e SantaClara (2003) e Bali et alii (2005) são utilizadas medidas de mensuração da volatilidade de maneira a se capturar os efeitos do risco sistêmico e do risco idiossincrático das carteiras em análise.
Para a identificação do relacionamento entre o risco idiossincrático e o retorno é utilizada uma abordagem de séries de tempo, realizando-se regressões entre as medidas de volatilidade e os retornos mensais das carteiras um passo à frente para o perı́odo de janeiro de 1999 a março de 2006.
Adicionalmente, são realizados testes de robustez para a validação dos resultados.
Não foram encontradas evidências de que o risco idiossincrático contribua para a explicação do retorno de uma carteira diversificada de ativos no mercado brasileiro.
Estes resultados são semelhantes aos encontrados por Bali et alii (2005) para o mercado norte-americano os quais refutaram os resultados obtidos por Goyal e Santa-Clara (2003). Palavras-chave: Risco idiossincrático; volat...





Documentos relacionados