A assistência caritativa à infância abandonada e exposta na cidade de são paulo no século xix Reportar como inadecuado




A assistência caritativa à infância abandonada e exposta na cidade de são paulo no século xix - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Robson Roberto da Silva ;DiálogosRevista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História 2012, 16 1

Autor: José Miguel Arias Neto

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305526883011


Introducción



Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Arias Neto, José Miguel; da Silva, Robson Roberto A assistência caritativa à infância abandonada e exposta na cidade de São Paulo no século XIX Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, vol. 16, núm.
1, enero-abril, 2012, pp.
235-256 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305526883011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Diálogos, v.
16, n.1, p.
235-256, jan.-abr.-2012. DOI 10.4025-dialogos.v16i1.547 A assistência caritativa à infância abandonada e exposta na cidade de São Paulo no século XIX* José Miguel Arias Neto** Robson Roberto da Silva*** Resumo.
Nesse artigo acadêmico será analisada, por meio de revisão bibliográfica de historiadores especialistas nos estudos da história da infância no Brasil, a situação social das crianças abandonadas na cidade de São Paulo durante século XIX e a atuação das instituições eclesiásticas ao atendimento assistencial desses enjeitados.
Nesse período, as crianças desafortunadas eram acolhidas pelas famílias, ou pela iniciativa da Igreja Católica motivados pela caridade cristã, traço característico da sociedade patriarcal.
Com os estudos da Demografia Histórica, destacando-se Maria Luiza Marcilio, Laima Mesgravis, Renato Pinto Venâncio, entre outros, as discussões sobre o processo histórico da infância abandonada no Brasil foram ampliadas, tomando novas abordagens e a descoberta de novas fontes documentais sobre o assunto. Palavras-chave: Infância; In...





Documentos relacionados