Colonizadores portugueses, tartarugas e peixes-boi: uma história da busca por carne, gordura e combustível na amazônia do século xviii Reportar como inadecuado




Colonizadores portugueses, tartarugas e peixes-boi: uma história da busca por carne, gordura e combustível na amazônia do século xviii - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Christian F. M. dos Santos ;DiálogosRevista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História 2013, 17 3

Autor: Marlon Marcel Fiori

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305529845020


Introducción



Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Fiori, Marlon Marcel; dos Santos, Christian F.
M. Colonizadores portugueses, tartarugas e peixes-boi: uma história da busca por carne, gordura e combustível na Amazônia do século XVIII Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, vol. 17, núm.
3, septiembre-diciembre, 2013, pp.
1247-1257 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305529845020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Diálogos (Maringá.
Online), v.
17, n.3, p.
1247-1257, set.-dez.-2013. DOI 10.4025-dialogos.v17i3.805 Colonizadores portugueses, tartarugas e peixes-boi: uma história da busca por carne, gordura e combustível na Amazônia do século XVIII* Marlon Marcel Fiori** Christian F.
M.
dos Santos*** Resumo.
Na Amazônia, os colonizadores portugueses consumiam a carne e gordura de peixes-boi (Trichechus inunguis e Trichechus manatus) e tartarugas-daAmazônia (Podocmenis expansa).
A gordura, depois de processada, era utilizada no preparo dos alimentos, iluminação (pública e residencial) e misturada com breu, para calafetar as embarcações.
O consumo em larga escala destas espécies foi extensamente documentado no século XVIII.
Os relatos deixados por viajantes, habitantes da região e funcionários a serviço da Coroa portuguesa, parecem indicar que a caça constante a estes animais, pode ter causado um profundo impacto em suas populações.
O presente projeto busca analisar os possíveis impactos ambientais causados pela caça predatória, promovida pelos c...





Documentos relacionados