O trauma em manuais portugueses de medicina do século xviii Reportar como inadecuado




O trauma em manuais portugueses de medicina do século xviii - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Christian F. M. dos Santos ;DiálogosRevista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História 2013, 17 3

Autor: Monique Palma

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305529845019


Introducción



Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Palma, Monique; dos Santos, Christian F.
M. O trauma em manuais portugueses de medicina do século XVIII Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, vol. 17, núm.
3, septiembre-diciembre, 2013, pp.
1235-1245 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305529845019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Diálogos (Maringá.
Online), v.
17, n.3, p.
1235-1245, set.-dez.-2013. DOI 10.4025-dialogos.v17i3.806 O trauma em manuais portugueses de medicina do século XVIII* ** Monique Palma *** Christian F.
M.
dos Santos Resumo.
A pesquisa, aqui apresentada, pretende analisar procedimentos e técnicas empregados no tratamento de traumas, descritos em manuais de medicina que circularam em Portugal e na América Portuguesa do século XVIII, buscando o entendimento terapêutico e cirúrgico, e considerando o entrave de questões religiosas e morais para o desenvolvimento medicinal do período.
Através de fraturas e amputações, analisaremos a História da Medicina, evidenciando quanto teoria e execução interferiram no cotidiano. Respaldados metodologicamente pela História das Ciências, pretendemos compreender práticas que além de socorrer vidas permitiam desde disseminações de análises anatômicas a que expedições fossem concretizadas. Palavras-chave: História das Ciências; História da Medicina; América Portuguesa. Trauma in Portuguese medical handbooks of the 18th century Abstract.
Current research analyzes procedures and techni...





Documentos relacionados