Enciclopédias medievais, historiografia e interdisciplinaridade, por bernard ribémont Reportar como inadecuado




Enciclopédias medievais, historiografia e interdisciplinaridade, por bernard ribémont - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

DiálogosRevista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História 2013, 17 3

Autor: Rafael Afonso Gonçalves

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305529845018


Introducción



Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Gonçalves, Rafael Afonso Enciclopédias medievais, historiografia e interdisciplinaridade, por Bernard Ribémont Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, vol. 17, núm.
3, septiembre-diciembre, 2013, pp.
1217-1233 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305529845018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Diálogos (Maringá.
Online), v.
17, n.3, p.
1217-1233, set.-dez.-2013. DOI 10.4025-dialogos.v17i3.808 Enciclopédias medievais, historiografia e interdisciplinaridade, por Bernard Ribémont* Rafael Afonso Gonçalves** Resumo.
Professor de História literária da Idade Média na Université d’Orléans e um dos mais importantes especialistas do gênero de textos conhecidos como enciclopédias medievais, Bernard Ribémont discorre sobre sua última publicação, a “tradução crítica”, como ele mesmo define, do Livre du Trésor, obra escrita pelo notário italiano do século XIII, Brunetto Latini.
Nesta entrevista, o medievalista francês faz também um balanço do desenvolvimento dos estudos sobre as enciclopédias na historiografia contemporânea e de sua própria trajetória acadêmica, além de apontar alguns dos desafios atuais encontrados pelos jovens historiadores na França.
Bernard Ribémont comenta, ainda, sobre as práticas do sistema universitário que julga terem impedido o progresso de estudos efetivamente interdisciplinares nas Ciências Humanas, tecendo uma contundente crítica ao que nomina de “academicis...





Documentos relacionados