Disputas pela memória e a história na américa latina: os casos guatemalteco, salvadorenho e chileno Reportar como inadecuado




Disputas pela memória e a história na américa latina: os casos guatemalteco, salvadorenho e chileno - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

DiálogosRevista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História 2016, 20 2

Autor: Marcela Cristina Quinteros

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305549078002


Introducción



Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de PósGraduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Quinteros, Marcela Cristina Disputas pela memória e a história na América Latina: os casos guatemalteco, salvadorenho e chileno Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, vol.
20, núm.
2, 2016 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305549078002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Diálogos v.
20 n.
2 (2016), 2-12 Diálogos http:--dx.doi.org-10.4025.dialogos.v20n2 ISSN 2177-2940 (Online) A2 ISSN 1415-9945 (Impresso) Disputas pela memória e a história na América Latina: os casos guatemalteco, salvadorenho e chileno http:--dx.doi.org-10.4025.dialogos.v20n2.34581 Marcela Cristina Quinteros Professora e Licenciada em História pela Universidade Nacional de Córdoba, Mestre e Doutora em História Social (USP), mquinteros@usp.br; marcelacristinaquinteros@gmail.com __________________________________________________________________________________________ Resumo Este texto analisa três artigos que tratam sobre os ‘usos políticos do passado’ em diferentes momentos das histórias nacionais de El Salvador, Guatemala e Chile.
O exame desses textos permite refletir sobre os caminhos escolhidos para Palavras Chave: a escrita das histórias nacionais durante os pós-guerras e como a hegemonia de Usos políticos do passado; História uma interpretação histórica pode levar ao silêncio ou a deslocamentos de outras falsificada; Silêncios na história interpretações.
Também é analisado o papel dos autores nessas disputas pe...





Documentos relacionados