Financiamento e gestão da educação básica: pressupostos históricos e políticos Reportar como inadecuado




Financiamento e gestão da educação básica: pressupostos históricos e políticos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fabiana Pereira Barros ;Acta Scientiarum. Education 2015, 37 4

Autor: Jani Alves da Silva Moreira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303343304011


Introducción



Acta Scientiarum.
Education ISSN: 2178-5198 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Alves da Silva Moreira, Jani; Pereira Barros, Fabiana Financiamento e gestão da educação básica: pressupostos históricos e políticos Acta Scientiarum.
Education, vol.
37, núm.
4, octubre-diciembre, 2015, pp.
437-447 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=303343304011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Acta Scientiarum http:--www.uem.br-acta ISSN printed: 2178-5198 ISSN on-line: 2178-5201 Doi: 10.4025-actascieduc.v37i4.18480 Financiamento e gestão da educação básica: pressupostos históricos e políticos Jani Alves da Silva Moreira* e Fabiana Pereira Barros Universidade Estadual de Maringá.
Av.
Colombo, 5790, 8702-900, Maringá, Paraná, Brasil.
*Autor para correspondência. E-mail: professorajani@hotmail.com RESUMO.
O artigo refere-se aos resultados de uma pesquisa sobre a história e a política do financiamento e gestão da educação básica no Brasil.
Trata-se de uma análise crítica e histórica na qual se apresentam os propósitos, os desdobramentos e modos com que a política para o financiamento e a gestão foi tratada e construída, desde a origem da educação pública até a atualidade.
O objetivo é elucidar como se definiram os recursos para financiamento e gestão da educação no seu nível básico até a efetivação de uma política pública, para refletir sobre os avanços e os desafios para uma educação pública de qualidade.
A análise centrou-se na compreensão dos recursos orçamentários, nas regulamentações presentes nas leis e nos fundos financeiros. Palavras-chave: recurso financeiro, história, política, leg...





Documentos relacionados