O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo Reportar como inadecuado




O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Samuel de Souza Neto ;Acta Scientiarum. Education 2015, 37 4

Autor: Marina Cyrino

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303343304008


Introducción



Acta Scientiarum.
Education ISSN: 2178-5198 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Cyrino, Marina; de Souza Neto, Samuel O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo Acta Scientiarum.
Education, vol.
37, núm.
4, octubre-diciembre, 2015, pp.
401-413 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=303343304008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Acta Scientiarum http:--www.uem.br-acta ISSN printed: 2178-5198 ISSN on-line: 2178-5201 Doi: 10.4025-actascieduc.v37i4.25521 O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo Marina Cyrino* e Samuel de Souza Neto Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Av.
24-A, 1515, 13506-900, Rio Claro, São Paulo, Brasil. *Autor para correspondência.
E-mail: ma.cyrino@hotmail.com RESUMO.
Este artigo tem como temática o Estágio Curricular (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia.
O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos.
A pesquisa foi qualitativa tendo como técnicas: observação, entrevistas semiestruturadas com 22 participantes e fonte documental.
Nos resultados, ponderamos que o EC pode ser formativo se considerarmos quatro pontos: concepção de estágio que cada participante possui; compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários; tipos de relações estabelecidas no processo de estágio.
Estes elementos possibilitaram pensar a prática como centro do processo, bem como a escola com compromissos formais e intencio...





Documentos relacionados