Efeito de três sistemas de preparo do solo sobre a rentabilidade econômica da mandioca manihot esculenta crantz Report as inadecuate




Efeito de três sistemas de preparo do solo sobre a rentabilidade econômica da mandioca manihot esculenta crantz - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Pedro Soares Vidigal Filho ; Raimundo Pinheiro Neto ; Marcus Vinícius Kvitschal ;Acta Scientiarum. Agronomy 2007, 29 3

Author: Manoel Genildo Pequeno

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303026574013


Teaser



Acta Scientiarum.
Agronomy ISSN: 1679-9275 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Genildo Pequeno, Manoel; Soares Vidigal Filho, Pedro; Pinheiro Neto, Raimundo; Kvitschal, Marcus Vinícius Efeito de três sistemas de preparo do solo sobre a rentabilidade econômica da mandioca (Manihot esculenta Crantz) Acta Scientiarum.
Agronomy, vol.
29, núm.
3, 2007, pp.
379-386 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=303026574013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Efeito de três sistemas de preparo do solo sobre a rentabilidade econômica da mandioca (Manihot (Manihot esculenta Crantz) Manoel Genildo Pequeno, Pedro Soares Vidigal Filho*, Raimundo Pinheiro Neto e Marcus Vinícius Kvitschal Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Maringá, Av.
Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil. *Autor para correspondência.
E-mail: psvfilho@uem.br RESUMO.
O objetivo deste estudo foi avaliar a rentabilidade econômica da cultura da mandioca em três sistemas de preparo de solo durante os anos agrícolas de 1999-2000 a 2002-2003, em Araruna, Estado do Paraná.
O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos casualizados, com oito repetições.
Os tratamentos foram constituídos de plantio direto; preparo mínimo (escarificação) e preparo convencional (aração gradagem niveladora).
A força de tração e o consumo de combustível requeridos nas operações de preparo do solo e de plantio da mandioca foram maiores no sistema de preparo convencional.
Os maiores custos com combustível, preparo do solo e plantio da mandioca, e custo operacional relativo às culturas de inverno e à cultura da mandioca, bem como a maior r...





Related documents