Formação de biofilme em gotejadores aplicando água residuária da despolpa dos frutos do cafeeiro Report as inadecuate




Formação de biofilme em gotejadores aplicando água residuária da despolpa dos frutos do cafeeiro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Antonio Teixeira de Matos ; Fernando França da Cunha ; Paola Alfonsa Lo Monaco ;Acta Scientiarum. Agronomy 2007, 29 3

Author: Rafael Oliveira Batista

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303026574011


Teaser



Acta Scientiarum.
Agronomy ISSN: 1679-9275 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Oliveira Batista, Rafael; Teixeira de Matos, Antonio; França da Cunha, Fernando; Lo Monaco, Paola Alfonsa Formação de biofilme em gotejadores aplicando água residuária da despolpa dos frutos do cafeeiro Acta Scientiarum.
Agronomy, vol.
29, núm.
3, 2007, pp.
367-371 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=303026574011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Formação de biofilme em gotejadores aplicando água residuária da despolpa dos frutos do cafeeiro Rafael Oliveira Batista*, Antonio Teixeira de Matos, Fernando França da Cunha e Paola Alfonsa Lo Monaco Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, Av.
Ph Rolfs, s-n, 36570-000, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.
*Autor para correspondência.
E-mail: roliveira_batista@zipmail.com.br RESUMO.
Este trabalho teve por objetivo analisar a formação de biofilme em sistemas de irrigação por gotejamento aplicando água residuária da despolpa dos frutos do cafeeiro (ARC) submetidas ou não à passagem em filtro orgânico.
Para isso, foi montada uma estrutura hidráulica de avaliação, constituída de fitas gotejadores, não autocompensantes e posicionados no espaçamento de 0,3 m.
Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que: águas residuárias da despolpa de frutos do cafeeiro apresentaram severo risco de entupimento de gotejadores, mesmo quando submetidas a tratamento prévio em filtros orgânicos. Palavras-chave: entupimento, bactérias, sólidos, emissores. ABSTRACT.
Formation of biofilm in drippers applying wastewater from pulping of the coffee fruits.
This work objectif...





Related documents