Caracterização da fenologia e da demanda térmica das videiras -cabernet sauvignon- e -tannat- para a região norte do paraná Report as inadecuate




Caracterização da fenologia e da demanda térmica das videiras -cabernet sauvignon- e -tannat- para a região norte do paraná - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sérgio Ruffo Roberto ; Alessandro Jefferson Sato ; Bruno da Silva Jubileu ;Acta Scientiarum. Agronomy 2007, 29 3

Author: Cristiano Ezequiel dos Santos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303026574010


Teaser



Acta Scientiarum.
Agronomy ISSN: 1679-9275 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil dos Santos, Cristiano Ezequiel; Ruffo Roberto, Sérgio; Jefferson Sato, Alessandro; da Silva Jubileu, Bruno Caracterização da fenologia e da demanda térmica das videiras Cabernet Sauvignon e Tannat para a região norte do Paraná Acta Scientiarum.
Agronomy, vol.
29, núm.
3, 2007, pp.
361-366 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=303026574010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Caracterização da fenologia e da demanda térmica das videiras ‘Cabernet Sauvignon’ Sauvignon’ e ‘Tannat’ Tannat’ para a região norte do Paraná Cristiano Ezequiel dos Santos, Sérgio Ruffo Roberto*, Alessandro Jefferson Sato e Bruno da Silva Jubileu Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, Cx.
Postal 6001, 86051-990, Londrina, Paraná, Brasil.
*Autor para correspondência.
E-mail: sroberto@uel.br RESUMO.
O trabalho teve como objetivo caracterizar o comportamento fenológico e determinar a demanda térmica das videiras ‘Cabernet Sauvignon’ e ‘Tannat’ (Vitis vinifera L.) cultivadas na região norte do Paraná.
A área experimental foi instalada em vinhedos comerciais pertencentes à Vinícola Intervin®, localizados no município de Maringá, estado do Paraná.
Para cada variedade, foram marcadas 20 plantas, conduzidas em latada com espaçamento de 4,0 x 1,5 m.
A fenologia das plantas foi avaliada a partir da poda de produção de 2004 quanto à duração em dias de cada um dos subperíodos: poda à gema-algodão; poda à brotação, poda ao aparecimento da inflorescência; poda ao florescimento; poda ao início da maturação ...





Related documents