Avaliação de desempenho de métodos para estimativas de evapotranspiração de referência para a região de palotina, estado do paraná Report as inadecuate




Avaliação de desempenho de métodos para estimativas de evapotranspiração de referência para a região de palotina, estado do paraná - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Elcio Silvério Klosowski ; Marcelo Greco ; Cleber Furlanetto ;Acta Scientiarum. Agronomy 2008, 30 5

Author: Vera Lucia Greco Syperreck

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303026583001


Teaser



Acta Scientiarum.
Agronomy ISSN: 1679-9275 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Greco Syperreck, Vera Lucia; Silvério Klosowski, Elcio; Greco, Marcelo; Furlanetto, Cleber Avaliação de desempenho de métodos para estimativas de evapotranspiração de referência para a região de Palotina, Estado do Paraná Acta Scientiarum.
Agronomy, vol.
30, núm.
5, 2008, pp.
603-609 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=303026583001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4025-actasciagron.v30i5.5959 Avaliação de desempenho de métodos para estimativas de evapotranspiração de referência para a região de Palotina, Estado do Paraná Vera Lucia Greco Syperreck, Elcio Silvério Klosowski, Marcelo Greco* e Cleber Furlanetto Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, R.
Pernambuco, 1777, 85960-000, Marechal Candido Rondon, Paraná, Brasil.
*Autor para correspondência.
E-mail: greco.b@ibest.com.br RESUMO.
O objetivo do presente trabalho foi comparar a eficiência dos métodos de estimativa da evapotranspiração de referência em relação ao método de FAO PenmanMonteith.
Os dados meteorológicos utilizados foram coletados na estação meteorológica da rede do Iapar, instalada em Palotina, Estado do Paraná.
Os dados utilizados, nas estimativas de evapotranspiração de referência, corresponderam ao período de 1994 a 2003.
A evapotranspiração de referência foi estimada pelos métodos de Thornthwaite, Camargo e Hargreaves-Samani, sendo seu desempenho comparado ao método de FAO PenmanMonteith.
As médias diárias da evapotranspiração de referência variaram entre 2,58 e 3,62 mm dia-1.
Os ...





Related documents