Termoterapia para o controle de patógenos em pós-colheita em frutos da cajazeira Report as inadecuate




Termoterapia para o controle de patógenos em pós-colheita em frutos da cajazeira - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Nivânia Pereira da Costa ; Jacinto de Luna Batista ; Luciana Cordeiro do Nascimento ; Herberth Donato de Oliveira ; Esmênia Soares Barreto ;Acta Scientiarum. Agronomy 2008, 30 1

Author: Carlos Henrique de Brito

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303026577004


Teaser



Acta Scientiarum.
Agronomy ISSN: 1679-9275 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil de Brito, Carlos Henrique; Pereira da Costa, Nivânia; de Luna Batista, Jacinto; Cordeiro do Nascimento, Luciana; Donato de Oliveira, Herberth; Soares Barreto, Esmênia Termoterapia para o controle de patógenos em pós-colheita em frutos da cajazeira Acta Scientiarum.
Agronomy, vol.
30, núm.
1, 2008, pp.
19-23 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=303026577004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Termoterapia para o controle de patógenos em póspós-colheita em frutos da cajazeira Carlos Henrique de Brito1*, Nivânia Pereira da Costa2, Jacinto de Luna Batista2, Luciana Cordeiro do Nascimento2, Herberth Donato de Oliveira3 e Esmênia Soares Barreto3 1 Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba, Rod.
BR 079, Km 12, 58397-000, Areia, Paraíba, Brasil.
2Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal da Paraíba, Areia, Paraíba, Brasil.
3Departamento de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba, Areia, Paraíba, Brasil. *Autor para correspondência.
E-mail: chbrito1@hotmail.com RESUMO.
O tratamento térmico, principalmente água quente, é método alternativo que tem sido utilizado para o controle de doenças e infestações de insetos em frutos póscolheita.
O presente trabalho teve como objetivo determinar a combinação de tempo e temperatura adequada para o controle de fungos de pós-colheita em frutos de cajazeira em atmosfera ambiente.
No primeiro tratamento, os frutos foram imersos em água quente e no segundo foram expostos ao vapor a 50°C p...





Related documents