Biomassa microbiana e estoques de c e n do solo em diferentes sistemas de manejo, no cerrado do estado do piauí Report as inadecuate




Biomassa microbiana e estoques de c e n do solo em diferentes sistemas de manejo, no cerrado do estado do piauí - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Adeodato Ari Cavalcante Salviano ; Luiz Fernando de Carvalho Leite ; Ademir Sérgio Ferreira de Araújo ;Acta Scientiarum. Agronomy 2009, 31 3

Author: Maria da Conceição Bezerra da Silva Matias

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303026588021


Teaser



Acta Scientiarum.
Agronomy ISSN: 1679-9275 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Bezerra da Silva Matias, Maria da Conceição; Cavalcante Salviano, Adeodato Ari; de Carvalho Leite, Luiz Fernando; Ferreira de Araújo, Ademir Sérgio Biomassa microbiana e estoques de C e N do solo em diferentes sistemas de manejo, no Cerrado do Estado do Piauí Acta Scientiarum.
Agronomy, vol.
31, núm.
3, julio-septiembre, 2009, pp.
517-521 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=303026588021 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4025-actasciagron.v31i3.687 Biomassa microbiana e estoques de C e N do solo em diferentes sistemas de manejo, no Cerrado do Estado do Piauí Maria da Conceição Bezerra da Silva Matias1, Adeodato Ari Cavalcante Salviano1, Luiz Fernando de Carvalho Leite2 e Ademir Sérgio Ferreira de Araújo1* 1 Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Piauí, Campus da Socopo, Rua Dirce de Oliveira, s-n, 64900-000, Teresina, Piauí, Brasil.
2Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Meio Norte, Teresina, Piauí, Brasil.
*Autor para correspondência.
E-mail: asfaruaj@yahoo.com.br RESUMO.
O objetivo do trabalho foi verificar os efeitos de diferentes sistemas de manejo sobre a biomassa microbiana e os estoques totais de carbono orgânico e nitrogênio em um Latossolo Amarelo.
Os sistemas de manejos avaliados foram: plantio direto (PD), preparo convencional (PC), além de uma área recém-desmatada (ARD) e uma com vegetação nativa (AVN).
As amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-5, 5-10 e 10-20 cm. Nessas amostras, foram determinados os teores e estoques tot...





Related documents