Qualidade fisiológica de sementes de guanxuma em influência do envelhecimento acelerado e da luz Report as inadecuate




Qualidade fisiológica de sementes de guanxuma em influência do envelhecimento acelerado e da luz - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ruy Inacio Neiva de Carvalho ;Acta Scientiarum. Agronomy 2009, 31 3

Author: Denise Bruginski de Carvalho

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303026588018


Teaser



Acta Scientiarum.
Agronomy ISSN: 1679-9275 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Bruginski de Carvalho, Denise; Neiva de Carvalho, Ruy Inacio Qualidade fisiológica de sementes de guanxuma em influência do envelhecimento acelerado e da luz Acta Scientiarum.
Agronomy, vol.
31, núm.
3, julio-septiembre, 2009, pp.
489-494 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=303026588018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4025-actasciagron.v31i3.585 Qualidade fisiológica de sementes de guanxuma em influência do envelhecimento acelerado e da luz Denise Bruginski de Carvalho e Ruy Inacio Neiva de Carvalho* Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, BR 376, km 14, 83010-500, São José dos Pinhais, Paraná, Brasil.
*Autor para correspondência.
E-mail: ruy.carvalho@pucpr.br RESUMO.
O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito do envelhecimento acelerado e da presença da luz na qualidade fisiológica de sementes de guanxuma (Sida rhombifolia L.). Foram estudados quatro tempos de envelhecimento acelerado (0, 24, 48 e 72h) e a presença ou ausência de luz no teste de germinação.
O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados num esquema fatorial 4 x 2, com três repetições.
Adotou-se o método de germinação sobre papel em caixa de plástico (Gerbox) à temperatura de 25°C. Analisaram-se as variáveis porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG), tempo médio para germinação (TMG), velocidade média de germinação (VMG) e entropia.
As avaliações foram realizadas durante 63 dias após a instalação do teste.
A ausência de luz favoreceu...





Related documents