Itinerários do grupo de estudo e pesquisa em etnomatemática e sua relação com a educação matemática Reportar como inadecuado




Itinerários do grupo de estudo e pesquisa em etnomatemática e sua relação com a educação matemática - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marcos Lübeck ;Boletim de Educação Matemática 2011, 25 41

Autor: Pedro Paulo Scandiuzzi

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223514007


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Scandiuzzi, Pedro Paulo; Lübeck, Marcos Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática Boletim de Educação Matemática, vol.
25, núm.
41, diciembre, 2011, pp.
125-151 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291223514007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0103-636X 125 Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática Itineraries of the Study and Research Group in Ethnomathematics and its Relationship with Mathematics Education Pedro Paulo Scandiuzzi* Marcos Lübeck** Resumo Este artigo expõe a constituição, a dinâmica e alguns dos caminhos percorridos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua relação com o Programa de PósGraduação em Educação Matemática, apresentando um histórico de sua formação, seu saber, seu fazer e suas atitudes de convívio aí definidas, mostrando um apanhado das pesquisas que foram desenvolvidas e das que estão sendo efetivadas pelos seus membros.
Relaciona, também, o ser grupo com temas da etnomatemática, evidenciandoo como um espaço de formação coletiva e de auto-formação cooperativa, que acontece através da troca de experiências, do compartilhamento de saberes e fazeres, nos debates e discussões, do ser em grupo, do respeito à reciprocidade e da estima à alteridade, aspectos que constituem a educação etnomatemática. * Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual...





Documentos relacionados