Entrecruzando fronteiras: a educação estatística na formação de professores de matemática. Reportar como inadecuado




Entrecruzando fronteiras: a educação estatística na formação de professores de matemática. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Admur Severino Pamplona ;Boletim de Educação Matemática 2011, 24 40

Autor: Wanderleya Nara Gonçalves Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291222113014


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Gonçalves Costa, Wanderleya Nara; Severino Pamplona, Admur Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática. Boletim de Educação Matemática, vol.
24, núm.
40, diciembre, 2011, pp.
897-911 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291222113014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0103-636X 897 Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática. Crisscrossing Borders: the Statistical Education of Math Teachers Wanderleya Nara Gonçalves Costa* Admur Severino Pamplona** Resumo Neste artigo assumimos a perspectiva de que as atuais exigências para o ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica implicam mudanças nos cursos de Licenciaturas em Matemática.
A partir dessa ótica, expomos reflexões e ações que nos tem ocorrido quando enfrentamos o desafio de (re)construir a identidade profissional do futuro educador matemático, na busca por torná-lo também um educador estatístico. Pontuamos que, para que isto ocorra, é importante tornar claros os domínios e as fronteiras entre esses diferentes perfis, mas também favorecer o trânsito e intensificar as relações entre as formações matemática, estatística, pedagógica, ética e profissional do licenciando em Matemática.
Para reforçar e ilustrar nossos argumentos, situamos as discussões nas transformações ocorridas na matriz curricular do curso no qual atuamos. Palavras-chave: Estatística no Ensino Superior.
Licenciatura em M...





Documentos relacionados