Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um Reportar como inadecuado




Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Clarice Salete Traversini ;Boletim de Educação Matemática 2011, 24 40

Autor: Samuel Edmundo Lopez Bello

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291222113012


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Lopez Bello, Samuel Edmundo; Salete Traversini, Clarice Saber Estatístico e sua Curricularização para o Governamento de Todos e de Cada Um Boletim de Educação Matemática, vol.
24, núm.
40, diciembre, 2011, pp.
855-871 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291222113012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0103-636X 855 Saber Estatístico e sua Curricularização para o Governamento de Todos e de Cada Um Statistical Knowledge and Its Inclusion in the Curriculum to Govern One and All Samuel Edmundo Lopez Bello* Clarice Salete Traversini** Resumo Este artigo tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização nos diferentes níveis de ensino.
Mobilizando a ideia foucaultiana de governamentalidade, a discussão sugere um olhar político sobre a Estatística como domínio de saber científico, assim como leva a pensar essa curricularização no âmbito dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica como domínio de saber orientado para o governamento do próprio indivíduo.
Nesse contexto, o saber estatístico e sua curricularização se tornam tecnologias para orientação de condutas no quadro de uma racionalidade governamental contemporânea. Palavras-chave: Governamentalidade.
Educação Estatística.
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Currículo. Abstract This article examines statistical knowledge and its inclusion in the curriculum at different teaching levels.
Using Foucault’s notion of governmentality, we suggest a political look Doutor em E...





Documentos relacionados