Teste de hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia Reportar como inadecuado




Teste de hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lori Viali ;Boletim de Educação Matemática 2011, 24 40

Autor: Renate Grings Sebastiani

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291222113011


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Grings Sebastiani, Renate; Viali, Lori Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia Boletim de Educação Matemática, vol.
24, núm.
40, diciembre, 2011, pp.
835-854 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291222113011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0103-636X 835 Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia Hypothesis Test: an analysis of errors committed by engineering students Renate Grings Sebastiani* Lori Viali** Resumo O teste de hipóteses ou teoria da decisão faz parte dos conteúdos da maioria das disciplinas de Estatística Básica dos cursos universitários.
Nas disciplinas dos cursos de Engenharia ele representa, aproximadamente, 20% do total de conteúdos abordados em uma disciplina padrão de quatro horas aulas semanais.
Os testes são a parte mais visível da estatística em artigos científicos.
Entendê-los é parte básica da literácia estatística para a compreensão da literatura acadêmica e científica.
Este artigo faz um apanhado dos erros cometidos por alunos em provas e faz um comparativo com a literatura da área.
Na literatura são encontrados alguns estudos sobre dificuldades e erros, mas o tema ainda carece de investigações.
As questões analisadas referem-se aos testes de uma amostra para uma média (com desvio padrão desconhecido) e para uma proporção. Alguns tipos de erros são discutidos a partir das soluções apresentadas pelos alunos. Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Estat...





Documentos relacionados