Modelagem matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da educação estatística no ensino médio Reportar como inadecuado




Modelagem matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da educação estatística no ensino médio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Celi Espasandin Lopes ;Boletim de Educação Matemática 2011, 24 40

Autor: Luzinete de Oliveira Mendonça

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291222113005


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil de Oliveira Mendonça, Luzinete; Espasandin Lopes, Celi Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio Boletim de Educação Matemática, vol.
24, núm.
40, diciembre, 2011, pp.
701-724 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291222113005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0103-636X 701 Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio Mathematical Modeling: a learning environment for the implementation of Statistics Education in High School Luzinete de Oliveira Mendonça* Celi Espasandin Lopes** Resumo O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, implementada no Ensino Médio com o objetivo de viabilizar a Educação Estatística.
Tal projeto teve como cenário um ambiente de aprendizagem na perspectiva da Modelagem Matemática, no qual o aluno assumiu papel ativo na construção do conhecimento, vivenciando uma atividade investigativa sobre temas de seu interesse.
Tal projeto objetivou verificar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para a Educação Estatística no nível médio e foi realizado em duas turmas de terceiro ano de uma escola pública.
A análise do desempenho dos grupos foi feita com base nos materiais elaborados pelos alunos, em gravações de áudio e vídeo e na observação da professora-investigadora responsável pela implementação do projeto.
Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente de Modela...





Documentos relacionados