Ensino de matemática nos anos iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas Reportar como inadecuado




Ensino de matemática nos anos iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Boletim de Educação Matemática 2015, 29 53

Autor: Luciane de Fatima Bertini

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162021


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Bertini, Luciane de Fatima Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas Boletim de Educação Matemática, vol.
29, núm.
53, diciembre, 2015, pp.
1201-1223 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291243162021 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1980-4415 DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-1980-4415v29n53a20 Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas* Mathematics Teaching in the Early Grades: learning from a teacher in the context of investigative tasks Luciane de Fatima Bertini** Resumo Este artigo traz reflexões sobre a viabilidade do uso de tarefas investigativas no ensino de matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da compreensão de potencialidades e limitações dessa utilização, a partir das ações e reflexões de uma professora.
A coleta de dados foi realizada com a professora e os estudantes (8 a 9 anos de idade) de um quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública brasileira.
Compõem os dados: entrevista, gravações em áudio e vídeo, questionário e relatórios feitos pela professora e registros dos estudantes.
Algumas potencialidades identificadas foram: incentivo à autonomía e criatividade; desenvolvimento da habilidade de argumentar e registrar; busca de estratégias diferenciadas, mobilizando conhecimentos matemáticos.
Foram também identificadas limitações como: o tempo para o desenvolvimento da tarefa; o i...





Documentos relacionados