Dialogando sobre e planejando com o superlogo no ensino de matemática dos anos iniciais Reportar como inadecuado




Dialogando sobre e planejando com o superlogo no ensino de matemática dos anos iniciais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Cármen Lúcia Brancaglion Passos ;Boletim de Educação Matemática 2015, 29 53

Autor: Ana Paula Gestoso de Souza

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162013


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Gestoso de Souza, Ana Paula; Brancaglion Passos, Cármen Lúcia Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais Boletim de Educação Matemática, vol.
29, núm.
53, diciembre, 2015, pp.
1023-1042 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291243162013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1980-4415 DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-1980-4415v29n53a12 Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais Talking about and Planning with SuperLogo in Mathematics Teaching in the First Grades of Elementary School Ana Paula Gestoso de Souza * Cármen Lúcia Brancaglion Passos** Resumo Este estudo identificou a receptividade ao software SuperLogo por licenciandos em Pedagogia e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um curso de extensão online, e investigou o modo como eles propuseram o uso do recurso tecnológico.
Para tanto, analisou-se a participação dos cursistas nos fóruns de discussão sobre o SuperLogo e o processo de planejamento de aulas que propunham o uso do software. A análise dos dados evidencia que os cursistas foram receptivos à proposta e que o motivo que alavancou a atividade foi a necessidade de eles elaborarem as aulas, utilizando o SuperLogo como um recurso didático. Assim, eles colocaram em movimento o software, as ideias pedagógicas, as ideias das estratégias de ensino, os conceitos matemáticos, o conhecimento que possuem sobre a aprendizagem dos alunos, dentre outr...





Documentos relacionados