Comunidade de prática de professores que ensinam matemática como espaço de negociações de significados sobre a resolução de problemas Reportar como inadecuado




Comunidade de prática de professores que ensinam matemática como espaço de negociações de significados sobre a resolução de problemas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ana Lúcia Manrique ;Boletim de Educação Matemática 2015, 29 53

Autor: Wanusa Rodrigues Ramos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162011


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Rodrigues Ramos, Wanusa; Manrique, Ana Lúcia Comunidade de Prática de Professores que Ensinam Matemática como Espaço de Negociações de Significados sobre a Resolução de Problemas Boletim de Educação Matemática, vol.
29, núm.
53, diciembre, 2015, pp.
979-997 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291243162011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1980-4415 DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-1980-4415v29n53a10 Comunidade de Prática de Professores que Ensinam Matemática como Espaço de Negociações de Significados sobre a Resolução de Problemas Teachers’ Community of Practice as a Space of Negotiation of Meaning on Problem Solving Wanusa Rodrigues Ramos* Ana Lúcia Manrique** Resumo Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar negociações de significados envolvendo a estratégia de ensino Resolução de Problemas, ocorridas em um grupo de professores e futuros professores que ensinam Matemática.
Utilizamos o conceito de Comunidade de Prática (WENGER, 2001) para analisar em que medida um grupo de professores e futuros professores se configura como um espaço de negociações de significados, por meio da interação entre os processos de participação e reificação. Selecionamos episódios de encontros do grupo nos quais a Resolução de Problemas esteve presente e pontuamos, em nossa análise, negociações de significados que contribuíram com o processo formativo dos professores e futuros professores, que abordaram o papel do profes...





Documentos relacionados