Ensino e aprendizagem de matemática através da resolução problemas como prática sociointeracionista Reportar como inadecuado




Ensino e aprendizagem de matemática através da resolução problemas como prática sociointeracionista - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lourdes de la Rosa Onuchic ;Boletim de Educação Matemática 2015, 29 53

Autor: Luiz Carlos Leal Junior

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162010


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Leal Junior, Luiz Carlos; Onuchic, Lourdes de la Rosa Ensino e Aprendizagem de Matemática Através da Resolução Problemas Como Prática Sociointeracionista Boletim de Educação Matemática, vol.
29, núm.
53, diciembre, 2015, pp.
955-978 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291243162010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1980-4415 DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-1980-4415v29n53a09 Ensino e Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas Como Prática Sociointeracionista Teaching and Learning Mathematics Through Problem Solving As Sociointeractionist Practice Luiz Carlos Leal Junior* Lourdes de la Rosa Onuchic** Resumo Neste artigo apresentamos uma experiência efetivamente prática e a abordagem do Ensino e da Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas, como prática sociointeracionista, desde suas constituições teórica e filosófica à sua prática educacional em um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, dirigido pelo Instituto Federal de São Paulo – Campus Sertãozinho.
Apresentamos um campo de estudo social, histórico e cultural como proposta da Resolução de Problemas, não apenas como uma metodologia de ensino-aprendizagem, mas sim como um campo de estudos que mantém vivo o movimento de ação-reflexão-ação por meio de conceitos e problemas da obra de Vygotsky.
Lançamos mão dos elementos da autorregulação e metacognição pelo pensar-em-alta-voz na construção do conhecimento e na constituição...





Documentos relacionados