Desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de matemática no âmbito da orientação de estágio Reportar como inadecuado




Desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de matemática no âmbito da orientação de estágio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino ;Boletim de Educação Matemática 2015, 29 52

Autor: Bruno Rodrigo Teixeira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291241073013


Introducción



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Teixeira, Bruno Rodrigo; de Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio Boletim de Educação Matemática, vol.
29, núm.
52, agosto, 2015, pp.
658-680 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291241073013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1980-4415 DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-1980-4415v29n52a12 Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio Development of Preservice Teachers’ Professional Identity in the Context of Lesson Planning for Student Teaching Bruno Rodrigo Teixeira Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Resumo Neste estudo, desenvolvido sob uma abordagem qualitativa, pretende-se compreender o papel da Orientação de Estágio – entendida como a que visa ao planejamento de aulas para a regência no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado –, na constituição da identidade profissional de futuros professores de Matemática.
Para a obtenção das informações que subsidiaram nossas análises, realizamos entrevistas semiestruturadas com graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática.
A análise evidenciou que, a partir das Orientações de Estágio, futuros professores mobilizaram-desenvolveram elementos relacionados à identidade profissional, tais como: crenças a respeito do planejamento de aulas; apropriação do valor teórico da profissão; o despertar de um s...





Documentos relacionados