Tudo que é sólido se desmancha em mim: considerações acerca do sujeito na obesidade mórbida Reportar como inadecuado




Tudo que é sólido se desmancha em mim: considerações acerca do sujeito na obesidade mórbida - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia Clínica 2010, 22 2

Autor: Lívia Janine Leda Fonseca Rocha

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022025014


Introducción



Psicologia Clínica ISSN: 0103-5665 psirevista@puc-rio.br Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil Leda Fonseca Rocha, Lívia Janine Tudo que é sólido se desmancha em mim: considerações acerca do sujeito na obesidade mórbida Psicologia Clínica, vol.
22, núm.
2, 2010, p.
211 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rio De Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291022025014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto issn 0103-5665 • 211 Tudo que é sólido se desmancha em mim: considerações acerca do sujeito na obesidade mórbida Lívia Janine Leda Fonseca Rocha O que é a obesidade mórbida para além do seu visível acúmulo de gordura? Inserida em uma cultura que valoriza a beleza, o corpo trabalhado, a agilidade e a disciplina a obesidade aponta para o adoecimento, na medida em que se opõe diretamente a tais características.
A partir do referencial da psicanálise, utilizando vinhetas clínicas, buscamos entender o laço mortífero entre o grande obeso e a comida, com a hipótese de que o obeso mórbido é um sujeito que não sabe lidar com a falta radical que o constitui. Banca: Junia de Vilhena (Orientadora) Henrique Figueiredo Carneiro Joana de Vilhena Novaes Marcus André Vieira Vera Lucia Silvia Lopes Besset Data de defesa: 26-01-2010 Psic.
Clin., Rio de Janeiro, vol.22, n.2, p.211 – 219, 2010 ...





Documentos relacionados