Autoestima como expressão de saúde mental e dispositivo de mudanças na cultura organizacional da polícia Reportar como inadecuado




Autoestima como expressão de saúde mental e dispositivo de mudanças na cultura organizacional da polícia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Edinilsa Ramos de Souza ;Psicologia Clínica 2010, 22 2

Autor: Edson Ribeiro de Andrade

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022025012


Introducción



Psicologia Clínica ISSN: 0103-5665 psirevista@puc-rio.br Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil Ribeiro de Andrade, Edson; Ramos de Souza, Edinilsa Autoestima como expressão de saúde mental e dispositivo de mudanças na cultura organizacional da polícia Psicologia Clínica, vol.
22, núm.
2, 2010, pp.
179-195 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rio De Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291022025012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto issn 0103-5665 • 179 Autoestima como expressão de saúde mental e dispositivo de mudanças na cultura organizacional da polícia Edson Ribeiro de Andrade* Edinilsa Ramos de Souza** Resumo O presente artigo focaliza parte de uma pesquisa-ação com policiais civis do Rio de Janeiro.
O objetivo foi problematizar como a autoestima e a saúde mental desses profissionais afetam e são afetadas pela cultura organizacional da polícia.
Buscou-se demonstrar que o resgate da autoimagem pode agir como ferramenta eficaz de mudanças na vida pessoal e profissional desses profissionais e da própria instituição.
Para isto, foram aplicados questionários e técnicas qualitativas em 148 policiais (76 no Grupo Experimental e 72 no Grupo Controle) antes, durante e após a intervenção.
Conclui-se que a pesquisa foi uma contribuição importante em nossa realidade, constituindo uma intervenção sistematizada com policiais. Palavras-chave: polícia; autoestima; cultura organizacional; saúde mental. Abstract Self-esteem as an expression of mental health and device changes in organizational culture of the police The present article focuses on part of a previous action research with police officers in Rio de Janeiro...





Documentos relacionados