Funcionamento psíquico e manejo clínico de pacientes somáticos: reflexões a partir da noção de desafetação Reportar como inadecuado




Funcionamento psíquico e manejo clínico de pacientes somáticos: reflexões a partir da noção de desafetação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rodrigo Sanches Peres ;Psicologia Clínica 2010, 22 2

Autor: Juliana Pereira Landim Clemente

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022025005


Introducción



Psicologia Clínica ISSN: 0103-5665 psirevista@puc-rio.br Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil Pereira Landim Clemente, Juliana; Sanches Peres, Rodrigo Funcionamento psíquico e manejo clínico de pacientes somáticos: reflexões a partir da noção de desafetação Psicologia Clínica, vol.
22, núm.
2, 2010, pp.
57-69 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rio De Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291022025005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto issn 0103-5665 • 57 Funcionamento psíquico e manejo clínico de pacientes somáticos: reflexões a partir da noção de desafetação Juliana Pereira Landim Clemente* Rodrigo Sanches Peres** Resumo O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama, em termos teóricos e clínicos, da concepção psicossomática de Joyce McDougall.
A noção de desafetação será utilizada como operador conceitual básico.
Trata-se de um distúrbio da economia afetiva típico de pacientes somáticos, o qual promove uma incapacidade quase total em manter contato com as emoções próprias e alheias.
Dentre outras especificidades da clínica psicanalítica com pacientes somáticos, destaca-se que ao profissional será imposto o desafio de funcionar como um filtro – sendo, assim, capaz de regular o afluxo de excitações, que tende a desencadear descargas corporais em função da inviabilidade, associada à desafetação, e de recorrer às palavras para torná-lo dizível. Palavras-chave: psicossomática; psicanálise; psicologia clínica. Abstract Psychic functioning and clinical handling of somatic patients: reflections starting from the disaffection notion The aim of this article is to show a the...





Documentos relacionados