Resposta superovulatória após ablação folicular usando um dispositivo simplificado em bovinos bos taurus taurus Reportar como inadecuado




Resposta superovulatória após ablação folicular usando um dispositivo simplificado em bovinos bos taurus taurus - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Acta Scientiae Veterinariae 2008, 36 1

Autor: WAGNER MARQUES DE LIMA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=289021804023


Introducción



Acta Scientiae Veterinariae ISSN: 1678-0345 ActaSciVet@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil MARQUES DE LIMA, WAGNER Resposta superovulatória após ablação folicular usando um dispositivo simplificado em bovinos (Bos taurus taurus) Acta Scientiae Veterinariae, vol.
36, núm.
1, 2008, pp.
86-87 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=289021804023 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Acta Scientiae Veterinarie.
36(1): 85-86, 2008. RESUMO DE DISSERTAÇÃO Resposta superovulatória após ablação folicular usando um dispositivo simplificado em bovinos (Bos taurus taurus)* WAGNER MARQUES DE LIMA Ricardo Macedo Gregory (Orientador - UFRGS) Rodrigo Costa Mattos (Co-Orientador - UFRGS) Banca: Pietro Sampaio Baruselli (USP), Mari Lourdes Bernardi (UFRGS), Rodrigo Costa Mattos (UFRGS). A influência do momento da ablação do folículo dominante antes do início do tratamento superovulatório, e seu efeito sobre a dinâmica folicular ovariana e a taxa de produção de embriões, ainda permanece indeterminada em bovinos.
O presente estudo foi desenvolvido com objetivo de avaliar a resposta superovulatória de fêmeas da raça Limousin, determinando os efeitos da influência do dia de início da superovulação (SOV) de animais no diestro; da presença ou ausência de folículos palpáveis nos ovários no momento de início do tratamento (status ovariano); e do tempo, em horas, entre a ablação folicular e o início da SOV.
Foram realizadas 244 lavagens uterinas para coleta de embriões em novilhas (n=98) e vacas (n=146), divididas em cinco grupos de acordo com o status ovariano no momento de início da SOV, durante o interva...





Documentos relacionados