A participação do pai nos cuidados da criança, segundo a concepção de mães Reportar como inadecuado




A participação do pai nos cuidados da criança, segundo a concepção de mães - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Grace Andreani ; Patrícia Simone Hammes ; Clarissa Dionísio Ristof ; Sandra Ribeiro de Abreu ;Psicologia em Estudo 2006, 11 3

Autor: Maria Aparecida Crepaldi

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122092014


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Crepaldi, Maria Aparecida; Andreani, Grace; Simone Hammes, Patrícia; Dionísio Ristof, Clarissa; Ribeiro de Abreu, Sandra A participação do pai nos cuidados da criança, segundo a concepção de mães Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
579-587 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122092014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A PARTICIPAÇÃO DO PAI NOS CUIDADOS DA CRIANÇA, 1 SEGUNDO A CONCEPÇÃO DE MÃES Maria Aparecida Crepaldi* Grace Andreani# ¶ Patrícia Simone Hammes Clarissa Dionísio Ristof ¶ Sandra Ribeiro de Abreu# RESUMO.
Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção das mães a respeito do cuidado paterno em famílias em situação de risco psicossocial, comparando famílias que mantêm seus filhos na creche e famílias cujas crianças aguardam por vaga.
Foram realizadas entrevistas com 30 famílias, gravadas em audiocassete e transcritas, as quais continham dados de identificação e questões abertas referentes à família e ao cuidado.
Nas entrevistas, as questões abertas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo temático.
Para as perguntas fechadas pontuou-se a freqüência de ocorrência de respostas, com o objetivo de caracterizar os elementos específicos da participação do pai.
As mães descreveram as atividades que seus companheiros realizavam com os filhos (sair, brincar, conversar e cantar), mas nem todas consideram-nas como atividades de cuidado.
Constatou-se que o pai aproveita diferentemente da mãe o tempo que passa com as crianças. Palavras-chave: cuidado paterno, ...





Documentos relacionados