Sobrecarga de familiares de usuários de um centro de atenção psicossocial Reportar como inadecuado




Sobrecarga de familiares de usuários de um centro de atenção psicossocial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Regina Helena de Lima Caldana ;Psicologia em Estudo 2006, 11 3

Autor: Renata Fabiana Pegoraro

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122092013


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Pegoraro, Renata Fabiana; de Lima Caldana, Regina Helena Sobrecarga de familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
569-577 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122092013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SOBRECARGA DE FAMILIARES DE USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL1 Renata Fabiana Pegoraro* Regina Helena de Lima Caldana# RESUMO.
O presente artigo objetiva identificar a sobrecarga experienciada pelo familiar responsável pelo cuidado direto de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial do Interior Paulista, a partir de um roteiro semi-estruturado que abordava dados de caracterização dos familiares, sua história de vida e temas relacionados ao adoecimento psíquico do usuário.
Foram realizadas entrevistas com nove familiares, com idades entre 28 e 80 anos, sendo 8 do sexo feminino, no geral, mães de usuários.
O material foi submetido à análise qualitativa e houve a formação de categorias temáticas que indicaram a presença de sobrecarga emocional, prática e financeira no cotidiano dos familiares entrevistados.
A importância da rede de apoio é destacada no momento da crise.
Ressalta-se a idade elevada dos cuidadores como dado a ser considerado pelas equipes de serviços abertos de saúde mental, mediante as atuais políticas públicas que delineiam o cuidado ao portador de sofrimento mental no meio sócio-familiar. Palavras-chave: cuidadores, família, doença mental. BURDEN TO FAMILY, OBSERVED IN PATIENTS USERS OF A MENTAL ILLNESS TREATMENT C...





Documentos relacionados