Felicidade, bem-estar subjetivo e comportamento acadêmico de estudantes universitários Reportar como inadecuado




Felicidade, bem-estar subjetivo e comportamento acadêmico de estudantes universitários - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marilia Ferreira Dela Coleta ;Psicologia em Estudo 2006, 11 3

Autor: José Augusto Dela Coleta

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122092009


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Dela Coleta, José Augusto; Ferreira Dela Coleta, Marilia Felicidade, bem-estar subjetivo e comportamento acadêmico de estudantes universitários Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
533-539 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122092009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto FELICIDADE, BEM-ESTAR SUBJETIVO E COMPORTAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS José Augusto Dela Coleta* Marilia Ferreira Dela Coleta# RESUMO.
Este estudo teve como objetivo determinar índices de felicidade e bem-estar e sua relação com o comportamento acadêmico, em uma amostra de 252 estudantes universitários dos últimos períodos de diversos cursos e diferentes instituições de educação superior.
Os sujeitos foram solicitados a responder a um questionário composto de perguntas sobre dados biográficos e escalas sobre o sentimento de felicidade, satisfação e bem-estar subjetivo, avaliações de vários aspectos de suas vidas, de sua universidade, de sua formação e comportamento acadêmico.
Os resultados mostraram que estes estudantes avaliam sua satisfação, bem-estar e felicidade de modo bastante positivo.
De modo geral eles estão satisfeitos com a faculdade e com o próprio rendimento acadêmico, embora se preocupem um pouco com a garantia de sucesso profissional que a formação recebida lhes possa oferecer.
A principal hipótese foi confirmada ao se encontrar coeficiente de correlação múltipla significativo entre as medidas de bem-estar subjetivo e o comportamento acadêmico-universitário. Palavras-chave: felicidade, comportame...





Documentos relacionados