Práticas educativas positivas favorecem o desenvolvimento da empatia em crianças Reportar como inadecuado




Práticas educativas positivas favorecem o desenvolvimento da empatia em crianças - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Eliane Mary de Oliveira Falcone ; Cynthia Clark ; Alex C. Manhães ;Psicologia em Estudo 2006, 11 3

Autor: Danielle da Cunha Motta

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122092008


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil da Cunha Motta, Danielle; de Oliveira Falcone, Eliane Mary; Clark, Cynthia; Manhães, Alex C. Práticas educativas positivas favorecem o desenvolvimento da empatia em crianças Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
523-532 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122092008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PRÁTICAS EDUCATIVAS POSITIVAS FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA EM CRIANÇAS Danielle da Cunha Motta* Eliane Mary de Oliveira Falcone# Cynthia Clark¶ æ Alex C.
Manhães RESUMO.
Esta pesquisa investiga a relação entre as práticas educativas e os níveis de empatia em 77 crianças, com idades entre 6 e 12 anos.
Destas, 37 viviam em abrigos: oito, em um abrigo de longa permanência (Abrigo Pq); e 29 viviam em um abrigo de curta permanência (Abrigo Gr).
As demais 40 crianças residiam com as próprias famílias (Lar).
A empatia foi avaliada com a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes e mediante entrevistas baseadas em cenas de vídeo, selecionadas para eliciar raiva, tristeza, alegria e medo.
As práticas educativas foram avaliadas através de entrevistas.
As crianças do Abrigo Gr apresentaram escores inferiores aos das crianças do Abrigo Pq e do Lar tanto em termos de empatia quanto de práticas educativas.
Este padrão de resultados sugere a existência de uma relação entre as práticas educativas adotadas pelos pais ou responsáveis e o desenvolvimento da empatia em crianças. Palavras-chave: práticas educativas, empatia, crianças. POSITIVE PARENTING PRACTICES BRING BENEFITS TO THE DEVELOPMENT OF EMPATHY I...





Documentos relacionados